Publicado por: Tec_educ | Janeiro 14, 2008

Crianças deficientes VS escola

As crianças portadoras de deficiência necessitam de alterações ao nível do currículo e ao nível das estratégias e dos recursos que nem sempre são fáceis de concretizar numa sala de aula tradicional.

A inclusão das crianças com deficiência é muito importante, não se pode privar estas crianças do convívio com outras crianças, porque através da interacção adquirem-se conhecimentos e desenvolvem-se competências.

No entanto, devido à gravidade da deficiência, algumas crianças não podem estar presentes em todas as aulas e por vezes ausentam-se por um longo período de tempo. Após a conclusão do ensino básico obrigatório, muitas crianças com deficiência acabam por desistir da escola.

Mas hoje, graças às tecnologias, é possível criar mecanismos para que estas crianças acompanhem as aulas onde quer que se encontrem, através do recurso às TIC, em especial à Internet, que permite a comunicação em tempo real, através de imagem e som, com uma pequena câmara digital, permitindo o ensino à distância.

O ensino à distância e a melhoria da organização escolar poderá fomentar, assim, o interesse dos alunos pela educação contínua necessária à integração na sociedade contemporânea.


Responses

  1. Ex.mo(a) Senhor(a),

    No sentido de ter conhecimento sobre o evento científico – I Congresso Internacional FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE – Educação Especial – relacionado com a sua área de trabalho, envio-lhe a divulgação sumária para que também a possa fazer chegar junto de eventuais interessados.

    Antecipadamente grato,

    Comissão Organizadora

    I Congresso Internacional
    FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE – Educação Especial

    O Congresso pretende constituir-se como uma oportunidade de apresentação de resultados de trabalhos realizados e em curso por investigadores nacionais e estrangeiros e, em simultâneo, como espaço de reflexão por parte dos agentes educativos que, no quotidiano, intervêm em contextos de ensino especial.

    As suas temáticas, transversais ao espírito da legislação em vigor – recentemente revista em Portugal – estão ampliadas à Escola multicultural e inclusiva, às exigências e às especificidades da educação especial e, em dimensão holista e sistémica, às questões de relacionamento entre a Escola e as relações sociais primárias e secundárias.

    O I Congresso Internacional FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE, subordinado ao tema da Educação Especial, pretende reunir contributos intra e extra académicos no quadro da Escola Inclusiva e visa consolidar saberes e práticas em matéria de integração de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular.

    Consulte todas a informações de pormenor em:

    http://educare.ufp.pt/pt_apresentacao.html

  2. Olá , sou massoterapeuta e estou com um trabalho de massagens com crianças deficientes , gostaria de saber como faço para entrar em contato com os responsaveis ….pois a massagem ajuda muito na recuperação dessas crianças …..posso trabalhar com fisioterapeutas ….
    Meu fone é 11 986355680 Daniela


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